Como funciona?

Cada Órgão está conectado à superfície da pele através de canais denominados de meridianos por onde circula a energia vital (Qi ou Tchi) do organismo. O Qi circula por todo o corpo e estando em equilíbrio confere saúde. Quando há um bloqueio, excesso ou deficiência de energia nos meridianos, ocorre um desequilíbrio e o corpo fica propenso à doença. A acupuntura seria uma forma de readquirir essa harmonia perdida.

O termo acupuntura vem do latim acus que significa agulha, e pungare que significa inserir, furar. Deste modo, a prática desta terapia consiste na inserção de finas agulhas de aço inoxidável ou outros estímulos em locais precisos do corpo com a finalidade de estimular pontos específicos relacionados a cada órgão, promovendo a harmonização com o intuito de prevenir ou tratar doenças.

Ao contrário do que muitos pensam, a introdução das finas agulhas de Acupuntura não causam dor. Existe sim a “sensação da Acupuntura” chamada de De Qi.

Esta sensação, que pode ser relatada por humanos que se tratam com acupuntura, é sentida como compressão, beliscos suaves, calor e ou formigamento no local que está sendo estimulado, de acordo com a sensibilidade de cada paciente.

Os animais aceitam bem a colocação das agulhas, pois não existe o conceito pré-determinado de “agulha é sinônimo de injeção” que existe na mente dos humanos.

A duração do tratamento varia de acordo com a doença apresentada e com a receptividade do animal.

Pontos de Acupuntura em Cães
Pontos de Acupuntura em Gatos