Distúrbios da Motilidade Gástrica

Em cães, a doença não está bem documentada e o termo refluxo gastroesofágico não representa uma enfermidade como à descrita em humanos, mas apenas a passagem momentânea (episódio) de conteúdo gástrico ou duodeno-gástrico para o esôfago.

O relaxamento transitório do esfíncter gastroesofágico ou o vômito crônico, hérnia hiatal, idade precoce, anestesia, alterações neurológicas, etc, podem permitir refluxo de sucos gastrointestinais no lúmen esofágico, sendo esses sucos (ácido gástrico, pepsina, tripsina e os sais biliares) lesivos para a mucosa esofágica, podendo, algumas vezes, levar a esofagite (inflamação do esôfago).

Os sintomas mais comumente associados com alterações de motilidade são os relacionados com o trânsito gastrointestinal como: náusea, vômito/regurgitação, dor abdominal, distensão, dor/ desconforto durante deglutição, salivação e perda de peso. Em cães, além das alterações descritas anteriormente, tem sido relatada a presença de Hipomotilidade Gástrica Idiopática, doença primária de causa ainda não bem esclarecida e cujo tratamento é à base de metoclopramida e como uma de suas consequências pode ocorrer o chamado Complexo Dilatação/Volvo Gástrico, que dentre outros fatores, tem como uma de suas causas primárias uma motilidade gástrica anormal.

A gastroenterologia veterinária tem se mostrado como uma das áreas de maior interesse científico pelos pesquisadores devido à quantidade de patologias relacionadas ao sistema digestório. Este sistema carece de fármacos que atuem de modo a normalizar o seu funcionamento, sem provocar efeitos colaterais como bradicardia, aumento de secreções, desconforto gastrointestinal comumente observados com o uso de antidopaminérgicos, de metoclopramida e também com o uso de colinomiméticos.

O uso da acupuntura tem sido indicado de maneira empírica para o tratamento de distúrbios gastrintestinais em várias espécies animais e no homem há vários milênios. A estimulação dos pontos de acupuntura tem vários efeitos fisiológicos no sistema gastrointestinal, incluindo a regulação de fluxo sanguíneo, motilidade esofágica, gástrica e intestinal e secreções.


NICK_Rottweiler
Diagnóstico: Diminuição do peristaltismo esofágico e esvaziamento do cárdia, levando a refluxo gastroesofágico.


















Tratamento: Acupuntura + Dietoterapia

Nenhum comentário: